sábado, 5 de dezembro de 2009

Angola emitirá dívida. Rating! Para que serve?


Para falarmos sobre rating começo por transcrever um artigo que foi publicado num jornal a dias atrás.
No dia 13 de Novembro, Angola anunciou que iria fazer a primeira emissão dívida para investidores internacionais, no valor de 4 mil milhões de dólares, mesmo sem dispor de uma análise de risco encarecendo com isso o valor da dívida.
Pressupõe-se que seja para fazer face as necessidades financeiras que Angola tem tido, para prosseguir com o projecto de reconstrução nacional, sendo que a principal fonte de riqueza do estado angolano (Petróleo) tem se desvalorizado, decorrente da instabilidade internacional do preço das matéria-primas.
Recordemos também, que foi anunciado durante a campanha eleitoral pelo Sr. Presidente da República Eng.º Eduardo dos Santos, a construção de 1 milhão de habitações para fazer face a grande carência existente neste sector em Angola.
Depois dos acontecimentos dos últimos dias “ o pedido do Dubai de uma moratória no pagamento da sua dívida internacional“ poderá fazer com que os investidores fiquem um pouco cépticos, com relação a emissão de dívida por parte do governo Angola, e ainda para agravar a situação sabe-se que o país encontra-se sem classificação. Leva-nos a pensar que o governo ira espera mais alguns meses para proceder a emissão.

Rating
Corresponde a uma opinião emitida por uma entidade independente (geralmente uma agência de rating) sobre a capacidade de cumprimento de um devedor relativamente às obrigações assumidas por este, atendendo à sua situação financeira.
As principais agências de rating internacionais são, S&P (Standart and Poors), Moody’s, Fitch IBCA. Essas agências dão notações as entidades emissoras de dívida, notas essas que são sobre a forma de letras.
Vou descrever as principais notações e os seus significados, de forma decrescente começando pelas melhores.
No topo temos. AAA - significa que a capacidade do devedor para cumprir as obrigações assumidas é extremamente elevada.
AA - quer dizer que a capacidade do devedor para cumprir as suas obrigações assumidas é elevada.
A - significa que apesar de a capacidade do devedor para cumprir as obrigações assumidas ser inferior às notas mais elevadas, ainda assim, a sua capacidade mantém-se forte.
BBB - a capacidade do devedor pode ser negativamente influenciada pelas por alterações nas condições económicas e outras que possam acontecer.
BB - alterações nas condições económicas e financeiras do devedor poderão reduzir a capacidade para cumprir as suas obrigações assumidas.
B - a capacidade do devedor encontra-se exposta a alterações nas condições económicas e financeiras.
CCC - a capacidade do devedor encontra-se muito exposta a alterações nas condições económicas e financeiras.
CC - o devedor apresenta alguma incapacidade de cumprir as obrigações assumidas.
C - o devedor apresenta incapacidade de cumprir as obrigações assumidas.
D - o devedor encontra-se em incumprimento.
N/R -devedor sem rating atribuído.

NOTA: È muito importante atribuição destas notas, pois estão intrinsecamente ligadas ao risco das obrigações emitidas e consequentemente ao valor do juros ou rendimento que delas advêm, condicionando a decisão do investidor em investir ou não neste activo financeiro. Relembro também que quanto maior for o risco assumido pelo obrigacionista maior será o retorno do investimento.
Ficaremos a espera para ver qual será a nota atribuída a Angola, e assim por alto saberemos em que condições estamos e que imagem tem Angola perante o exterior a nível financeiro. Espero ter ajudado na compreensão do rating.