quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O grupo sonae vai investir em Angola!!!


É notícia hoje em alguns jornais económicos de que o grupo de Belmiro de Azevedo, vai investir em Angola embora ainda não exista nenhum acordo firmado, mas é objectivo principal a internacionalização do grupo segundo afirmou fonte oficial do grupo presidido por Paulo de Azevedo ao jornal diário económico.
O investimento pressupõe a abertura de hipermercados continente e projectos industriais na áreas das madeiras, carências que o mercado angolano tentar suprir com algum investimento estrangeiro. Segundo alguns jornais noticiam o intermediário deste processo tem sido Aguinaldo Jaime, o presidente da Comissão de Reestruturação da Agência Nacional para o Investimento (ANIP).
Como angolano agrada-me este tipo de notícia uma vez que esse investimento vai criar mais postos de trabalho para angolanos, e não so a nível das madeiras pode contribuir para acabar com aquele pouco vergonha de serviços mal prestados e vendas super facturas que parece ser o principal lema da Moviflor em Angola. A abertura do Continente também é positiva pois Luanda cresceu demograficamente e há poucos grandes hipermercados na cidade, actualmente só existe dois o Jumbo e o Shoprite no Belas shopping.
A título de Curiosidade Sonae é um grupo vasto que iniciou a sua actividade em 1959 em Portugal e encontra-se nas suas mais diversas áreas de negócio em vários países entre eles Espanha e Portugal no retalho, Alemanha, Grécia, Brasil, e Itália nos centros comerciais, nas telecomunicações para além dos citados Holanda, EUA, Egipto, México, e nos seguros Portugal, Brasil, Reino Unido, é de realçar que em África só esta do Egipto. A sua estrutura Accionista é composta por Efanor com 53% que é uma Empresa fabril do Norte também conhecida por Fábrica dos Carinhos por ter sido a primeira em Portugal a produzi-los em linha, onde foi o primeiro emprego de Belmiro de Azevedo, o BPI com 8,9%, Fundação Berardo com 2,5%, Bestinver com 2,09%, os outros 35,6% é capital disperso.

Sem comentários:

Enviar um comentário