terça-feira, 17 de novembro de 2009

Depósitos a prazo, Taxa de Juros, Taxa de Inflação


Para falarmos desses 4 nomes vou começar por descrever um artigo que foi publicado no jornal O país.

Millennium lança Depósito Movicel
O Banco Millennium Angola lançou esta semana o “Depósito Movicel”, exclusivo para novos clientes particulares. A abertura de conta no banco e a subscrição deste depósito, dá direito a um telemóvel Alcatel V212 da Movicel ou outro modelo de valor comercial equivalente. É também possível aceder a um modelo de gama superior desde que seja paga a diferença.

O novo produto destina-se a clientes particulares que pretendam ter garantia total do capital investido e taxas de remuneração atractivas.

O montante mínimo de subscrição é Kz 40.000 ou USD 500. O prazo é de 60 dias, não renovável, e a taxa de juro de 8% para kwanzas e 5% para o dólar.

O Millennium Angola acaba de lançar também o Crédito Nova Vida, um financiamento até Kz 500.000 que pode ser reembolsado até 3 anos. O montante mínimo de abertura de conta no Banco Millennium Angola é de USD 200 ou o equivalente em kwanzas. O Banco Millennium Angola abriu recentemente mais um balcão em Luanda, na Rua Joaquim Kapango n.º 135, alargando assim a sua rede comercial para 20 balcões, distribuídos por seis Províncias: Luanda, Benguela, Huambo, Zaire, Huila e Cabinda.

Comentário
Primeiro começo por definir os conceitos de Inflação e taxa de Juros.
Taxa de inflação anual- é uma taxa de crescimento acumulada por um período de um ano, que traduz a percentagem de subida geral do preço dos bens, numa determinada economia. Normalmente ocorre quando a economia não se encontra em desequilíbrio, ou seja quando há uma descompensação entre a procura e a oferta de bens sendo a primeira muito superior a segunda. Também pode estar associada ao aumento dos custos de produção e com a ineficiência de serviços fornecidos pelas infra-estruturas de uma determinada economia.
Taxa de Juro- não é nada mais que o preço do dinheiro, ou seja é a percentagem monetária que um determinado aforrador recebe por ter emprestado um valor monetário a um agente deficitário. Essa taxa é maior, quanto maior for o risco associado a operação e quanto maior for o tempo que decorrerá a operação.

Depois de ter descrito os dois conceitos, podemos nos interrogar sobre algumas coisas com relação aos produtos financeiro que alguns bancos oferecem em Angola.
Começamos pelo velho ditado "quando a esmola e demais até o pobre desconfia" oferta de um telemóvel na subscrição de um depósito a prazo? Bom! Como primeira objecção está a facto da taxa de aplicação ser anual, quer com isso dizer que uma taxa de 8% ao ano corresponde mais ou menos a uma taxa bimensal 1.3%, o que já nos dá uma ideia de quanto os investidores vão receber. Outra a nuance negativa em quase todos os depósitos a prazo em Angola é a questão sobre a taxa de inflação. Segundo dados publicados pelo BNA no seu site no dia 14 de Setembro de 2009, a inflação média mensal para o ano corrente estava em 1.01%. Fazendo um exercício rápido podemos constatar que, se os preços dos bens em média subiram mensalmente em 1.01% e a aplicação render 1.3% de dois em dois meses, não dá nem para cobrir a inflação, estão os investidores a pagar parte da inflação aos bancos ou seja o depósito tem remuneração negativa. Se tivemos que aplicar 500 USD por exemplo durante dois meses, receberemos mais ou menos no fim do prazo 6.5 USD, e se tivemos que comprar um fogão por exemplo dois meses depois, sendo que na data da aplicação o preço fogão era de 500 USD, depois de dois meses valorizou (inflação) mais ou menos em 10.1 USD (500* (1.01*2) =10.1USD), se optar por fazer o depósito e comprar o fogão mais tarde, pagará a mais 3.6USD por ter aplicado o seu dinheiro.
Se tiver que tomar uma decisão de adiar o consumo em detrimento a uma aplicação, reflicta nesta forma.

OBS: Os cálculos efectuados foram simplesmente para fazer uma demonstração, não estão feitos de forma correcta, mas dão para ter uma ideia de como se processa o raciocínio e o resultado do mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário